CNR Regime especial, a conta com isenções de impostos!
Recentemente o BTG Pactual lançou a nova conta CNR (conta não residente), ela terá 3 versões, nesse artigo darei ênfase a conta CNR Regime Especial. Suas vantagens e desvantagens
Leonardo Marks
8/21/20252 min read
Recentemente tivemos o lançamento da nova conta de não residente a CNR, ela terá 3 versões, a Light, Tributária e Regime especial. Nesse artigo darei ênfase a conta Regime especial, explicando alguma das suas vantagens e fazendo algumas contas para ver quando compensa optar por essa conta.
A CNR regime especial e a CNR tributária são a mesma conta no quesito produtos de investimentos, tem amplo acesso a renda fixa e renda variável no BR. A diferença é o regime de tributação, a tributária possui o mesmo regime de tributação do residente. Enquanto a regime especial, possui um regime diferenciado.
Tributação
Renda Fixa (Bonds, CDBs, FIM): 15%
Ganhos com ações em bolsa: ISENTO
Rendimentos de FIA: 10%
Swap: 10%
Aluguel de ações: 15%
Juros sobre Capital Próprio (JCP): 15%
Fundos de debêntures de infraestrutura: ISENTO
Dividendos: ISENTO
Rendimentos de FII: Isento (se atender aos requisitos)
Ganho de capital com cotas de FII (em bolsa): Isento (caso a caso)
Ganho de capital com cotas de FII (fora da bolsa): 15%
CRI, LCI e ativos isentos: Isento para PF; 15% para PJ
Fundos de ativos isentos (exclusivos para INRs): ISENTO
Títulos públicos: ISENTO
FIP (menos de 40% das cotas): ISENTO
FIP (mais de 40% das cotas): 15%
FIP-IE (alienação e rendimento): ISENTO
Isenção de IOF para câmbio de entrada
Por possuir um regime de tributação diferenciado, com ênfase a isenção em títulos públicos, ações e FII. Essas isenções fazem com que mudemos a maneira de pensar a carteira de investimentos, por exemplo.
Não faz sentido investirmos em títulos bancários, já que temos títulos públicos livres de IR. Crédito privado faz sentido somente os isentos e pensando em marcação a mercado, como o CRI e CRA, para se aproveitar o prêmio da marcação.
Essa conta possui um custo elevado de R$ 2.000,00 mensal, que precisam ser compensados pela isenção tributária. Existem 2 maneiras de otimizar, carregar os ativos e executar no momento adequado ou trabalhar girando parte da carteira para ir executando lucro e compensando, principalmente ativos de renda variável.
Na imagem abaixo, trago um cenário de carteira de 12 meses, sendo exercito um IR para residente de 20% e com as métricas de referência ao lado. Na simulação, além de se pagar, a isenção gera um ágio de R$ 2.400,00. O último vídeo que gravei, é sobre essa conta, você pode visualizar

