Como regularizar seus investimentos no Brasil
Trago uma estratégia simples e prática para conseguirmos regularizar seus investimentos no Brasil, sem precisar vender seus ativos e sem pagar taxas de manutenção de conta. Utilizando uma conta CNR do BTG e conta convencional da XP
CONTA CNR (NÃO RESIDENTE FISCAL)
Leonardo Marks
1/14/20262 min read


Você saiu do Brasil e agora é considerado não residente fiscal? Trago uma solução prática e legal para regularizar seus investimentos sem precisar vender ativos e sem pagar taxas absurdas de manutenção de conta.
Ela consiste em termos contas em 2 instituições, a conta CNR Light do BTG Pactual e uma conta convencional da XP Investimentos, já que essa última ainda não possui conta exclusiva para não residentes. Uma vez trazido os investimentos para a XP, solicitamos a mudança de enquadramento da conta para não residente fiscal. Uma vez feita a mudança, será bloqueado todos os novos aportes, sendo liberado somente resgates e transferências.
A estratégia é deixarmos todos os investimentos não aceitos no CNR Light do BTG congelados na XP e levarmos somente o que é permitido na CNR Light. Os ativos permitidos na CNR Light são os seguintes:
- Tesouro direto
- CDB, LCI, LCA
- CRA, CRI e Debêntures
- Previdência privada
É possível portabilizar de conta de residente -> não residente com tranquilidade, não será um processo burocrático. A conta CNR Light do BTG não possui limites de movimentação, necessidade mínima ou máxima de investimentos, é uma conta de fácil acesso e na qual usaremos no dia a dia, sendo nossa principal conta de não residente.
Quais bancos vamos utilizar?
Exemplo prático
Como regularizar a carteira sem gastar com manutenção de conta
Essa é uma abordagem para fugirmos dos ainda altos custos de manutenção de contas, que podem ficar próximo a R$ 3.000,00 mensais. Ela trás como ônus natural, nossa impossibilidade de fazermos a gestão dos ativos de Renda variável de maneira eficiente, já que balanceamentos se tornam algo impossível de se fazer de maneira adequada.
Nesse exemplo, separei renda fixa e Renda variável, mas também é possível deixar fundos de investimentos, private equity, ativos de renda fixa congelados na XP.
Vale reforçar, que todo investimento mantido congelado na XP, renderá, pagara dividendos e terá seu vencimento fluindo normalmente. Não existindo nenhuma diferença de rentabilidade das contas normais.
Em questão de tributação, ela segue a mesma regra das contas de residente, tabela regressiva, começando de 22,5% e indo a 15% depois de 2 anos. A única diferença tributária se dá através da previdência privada, que possui alíquotas fixas de IR de 15% VGBL e 25% PGBL através da conta CNR Light do BTG.
Qualquer dúvida nessa abordagem, basta me contactar, abraços!
Consultor de investimentos da Portfel | Grupo Primo
Contato
leonardo.marks@portfel.com.br
+55 65 99348 5007
© 2025. All rights reserved.
